Sociedade Anônima: Qualidades Nomeadas – 3ªs de 3: inferiores x SUPERIORES!!!

Pr. Celso de Medeiros
- 2 Rs 5.1-19a mostra superiores se submetendo a inferiores e inferiores se superando, e pessoas sem nomes com atitudes com nomes… E Deus usou, também, para curar Naamã, homens inferiores, que “se chegaram a ele […] e lhe disseram” (versículo 13a) (d)o superior…
1 – Respeitando ao humano superior – social –
Os oficiais de Naamã, como inferiores à este, consideraram-no como superior, e até o chamaram de “pai” (vers. 13b). – Devemos respeitar até as autoridades humanas (Rm 13.1-7), se bem que nem às eclesiais e eclesiásticas, ou religiosas, não podemos as chamar de pai (Mt 23.9), no contexto religioso (Mt 23.1-7).
2 – Reportando ao dito por outro superior – principal –
Sobretudo, perceberam Alguém e algo mais interessantes: respeitosamente chamaram a atenção do seu superior Naamã (2 Rs 5.13b), reportando ao que o Profeta Eliseu dissera (v. 10b), vendo tal como SUPERIOR (v. 13b). – Os homens, quando usados por Deus, devem ser obedecidos, superiormente (Hb 13.7,17).
3 – Recomendando o simples como superior – funcional –
Viram que o aparentemente simples dito pelo profeta era o realmente certo (2 Rs 5.10-13); e Naamã se humilhou e obedeceu aos seus inferiores, e foi curado da lepra, ficando a pele como de criança (v. 14). – Deus valoriza pequenas e simples cousas (1 Co 1.28), desde que sejam para a Sua glória (v. 29).
- Sejamos como esses oficiais, não temendo falar aos superiores, da parte do mais Superior, cousas superiores – como no caso da menina, e, sobretudo, na evangelização, falemos e não nos calemos (At 18.9 in fine ou no final).
Rev. Celso de Medeiros Costa, pr., desde 6 de janeiro de 1980, no
templo da Igreja (1ª!) Presbiteriana, no Centro da Mantena – MG!!!