Selecionei e sistematizei algo do ótimo artigo sobre a Bíblia, de Ana Clara Brant, no site Uai, datado de 20 do 3 de 2016…

1 – Definições –

Ana Clara lembra que a palavra Bíblia significa “coleção de livros” e diz que ela é formada de vários “volumes” – eu diria: seleção de muitos livros num só volume! –; e a autora mostra a Bíblia singular: “É o livro mais” traduzido, produzido, distribuído, lido e pesquisado “de todos os tempos”!!!

2 – Produções –

A articulista informa que a “Sociedade Bíblica do Brasil” é “a maior publicadora da Bíblia do mundo” – “produz um exemplar […] a cada três segundos” –… E, dentre as produções da Bíblia, tem um número variado de traduções e versões [e, das chamadas Bíblias-de-Estudo!], “até a Bíblia GPS, que apresenta recursos que permitem ao leitor navegar e se localizar durante a leitura, fazendo a interligação entre diferentes passagens bíblicas”!!!

3 – Valorizações –

“Nenhuma outra obra descreve o passado, fala sobre o presente e revela o futuro como ela. Apesar de seus primeiros escritos serem de 4 mil anos atrás, a Bíblia é mais atual do que nunca. Talvez isso explique seu êxito entre leitores de todas as idades, classes sociais e gêneros, como lembra Erní Seibert, secretário de comunicação, ação social e arrecadação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)”; e, “Quando surgiu, a Bíblia não foi escrita para alguém específico, mas para todos” (Seibert); “‘Independentemente da perspectiva religiosa, não há como começar a lê-la e não se encantar, defende” o Prof. do curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC de Minas, Antônio Geraldo Cantarela.

  • Mais que o artigo, a coleção para você é a Bíblia; então, é ótimo ler, estudar e ensinar, e, sobretudo, viver a Bíblia, e, mais que vibrar no falar sobre ela, temos de nos maravilhar de falar de suas cousas, acima de tudo as vivendo… Mais que este comentário sobre a Bíblia, teremos comentários da Bíblia ou de Textos dela; mais que estudar sobre ela, estudemos a própria.

Rev. Celso de Medeiros Costa, pr., tendo ganhado o 1º volume da Bíblia
na São Sebastião da Vala, vila mui querida, do município de Aimorés – MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *