40º Culto dos Militares Celebrado com Honra e Gratidão

O Tenente Coronel Erbert Evangelista Amâncio de Souza, Comandante do 14⁰ Batalhão da PM é pastor da Igreja Assembleia de Deus do Game Bairro Iguaçu, Ipatinga. Presenteia ao Presidente Pr. José Martins de Calais Júnior com uma lembrança que representa a Polícia Militar.
Culto de Gratidão e Oração: Honrando os Serviços de Segurança Pública

Na quinta-feira, 24 de agosto de 2023, a Assembleia de Deus realizou um Culto de Ação de Graças em comemoração ao Dia do Militar. O Coronel Laurito Reis, coordenador do evento, presidiu com eloquência e emoção o Quadragésimo Culto dos Militares. Esse evento marcou um momento significativo para a comunidade militar e para a história da Igreja Assembleia de Deus Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga.
O culto, que teve sua primeira edição no ano de 1983, ocorreu quando o 14º Batalhão da Polícia Militar estava sob o comando do Tenente Coronel Pedro Floriano da Paixão. O primeiro preletor a subir ao Altar para pregar no primeiro culto dos militares foi o Major Jésus.

O Coronel Laurito Reis ressalta que o culto dos militares desempenhou um papel vital na vida dos militares e de suas famílias. Nesta edição comemorativa, o Coronel Reis enfatizou a importância desse marco, expressando sua alegria em celebrar quatro décadas de fé, unidade e superação. Ele afirmou: “Essa celebração nos enche de gratidão e nos lembra do compromisso que temos com nossa pátria, nossas crenças e uns aos outros.” O Coronel Laurito Reis prosseguiu: “O culto não apenas serve como um espaço para expressão religiosa, mas também como um momento de reflexão sobre a trajetória militar e suas responsabilidades perante a nação. Como já mencionado, o primeiro preletor a subir ao púlpito há quarenta anos foi o saudoso Major Jésus, na época diretor do hospital militar em Belo Horizonte. Sua mensagem ressoou através dos anos, deixando um legado de dedicação e devoção.”

A cerimônia contou com a presença dos porta-bandeiras: 1º Tenente PM Pedro Veiga, do 14º Batalhão da Polícia Militar; Dalmon da Polícia Rodoviária; e Cabo Duarte do Corpo de Bombeiros. Eles entraram no templo com as bandeiras do Brasil, Minas Gerais e a bandeira municipal, desempenhando um papel fundamental na organização do evento. Um momento cívico, o hino nacional, foi tocado pela corporação musical Sons de Júbilo sob a regência do maestro Major Veterano Otoniel, membro do ministério na igreja do Bairro Caravelas.


O evento também contou com um momento de louvor apresentado pelas jovens Melissa, filha do Capitão Veterano Gilson, e Laura, filha do Sargento Valdeni. Ambas são membros da Igreja Assembleia de Deus do centro de Ipatinga, e elas louvaram acompanhadas pela corporação musical Sons de Júbilo, sob a regência do maestro Marcelo Franco.

A leitura oficial do evento foi realizada pelo Cabo Eduardo Bagliano, aluno do curso especial de formação de sargentos e integrante da corporação musical Sons de Júbilo: Vale destacar que a leitura realizada pelo Eduardo, foi em homenagem ao seu pai Lazaro Bagliano que por muitos anos foi coordenador do evento. Assim destacou o Cel. Laurito.

A oração foi conduzida pelo Pastor Antônio Rosa da Silva, presidente de honra da Igreja Assembleia de Deus Ministério Coronel Fabriciano e Ipatinga, e criador do culto dos militares.


O Coronel Laurito Reis apresentou todos os militares presentes, destacando alguns oficiais e visitantes ilustres, incluindo o Prefeito da cidade de Oratórios, Carlos José de Oliveira, e sua esposa Gisele Pereira Oliveira e Rosa esposa do pregador, membros da igreja Batista Nacional. Também estiveram presentes Hoberdam Inácio da Silva, representante do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, e Alexandro Carlos de Oliveira Nunes, Major José Carlos Marques, Comandante do Colégio Tiradentes, e Major Átila Porto do Amaral, Comandante da 12ª Cia do Meio Ambiente.


O Coral Acordes Celeste, regido pelos maestros Elias Eduardo e Amaro, apresentou diversas músicas, e as crianças do departamento infantil da igreja participaram vestidas a caráter.

O Presidente do Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga, Pastor José Martins de Calais Junior, deu calorosas boas-vindas a todos os presentes, com destaque especial para os membros da Polícia Militar. A noite teve um propósito significativo: abençoar aqueles que prestam relevantes serviços na segurança pública. A comunidade uniu-se em oração, direcionando suas preces à Polícia Militar, aos Bombeiros, à Polícia do Meio Ambiente e à Polícia Civil, reconhecendo a importância vital dessas corporações para a sociedade. O Pastor Júnior compartilhou palavras de acolhimento, expressando sua gratidão pela presença do Comandante do 14º Batalhão, Tenente Coronel Herbert, e por todos os militares presentes. Ele convidou a todos para se envolverem na leitura da Palavra de Deus, destacando uma passagem breve, mas profundamente significativa. Essa passagem, extraída da Segunda Epístola a Timóteo, escrita pelo apóstolo Paulo, familiarizado com o militarismo, ressoou com o propósito da noite. “Tu, pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.” (2 Timóteo 2:3-5).

O pastor destacou: “O convite de Paulo a Timóteo era um chamado ao sacrifício, um convite para aprender através das dificuldades. A analogia do militarismo percorre essas palavras, enfatizando a necessidade de se libertar das distrações mundanas para servir fielmente.” Isso ressoou profundamente com o Presidente Pastor Junior, que, mesmo em sua condição debilitada, sentiu o chamado para orar por esses valorosos militares. Ele compartilhou uma breve experiência pessoal, lembrando as vezes em que testemunhou o poder do militarismo em moldar e transformar pessoas. Ele enfatizou a importância de permanecer fiel a Deus, à família e ao trabalho como um caminho para o sucesso e a honra.

Seu desejo de orar fervorosamente por esses militares foi amplamente compartilhado pela congregação. O culto de gratidão e oração enfatizou a importância de reconhecer e celebrar os esforços daqueles que se dedicam a proteger e servir a sociedade.

O Tenente Coronel Erbert Evangelista Amâncio de Souza, Comandante do 14⁰ Batalhão da PM e pastor da Igreja Assembleia de Deus do Game Bairro Iguaçu, Ipatinga, cumprimentou respeitosamente todas as autoridades presentes, civis, militares e eclesiásticas. Ele declarou: “Estar presente neste culto é sempre uma imensa satisfação para mim. Observar igrejas se unindo em oração em prol das autoridades é uma manifestação do cumprimento da orientação de Paulo a Timóteo, encontrada no primeiro capítulo da Segunda Epístola a Timóteo, capítulo 2, versículos 1 a 3. Paulo nos instrui a orar pelas autoridades constituídas, para que através dessas preces, Deus possa oferecer respostas. Esse ato de intercessão visa proporcionar uma vida de paz e harmonia. Paulo ainda nos ensina que aqueles que agem dessa forma são bem-aceitos perante Deus, nosso Senhor. É com profundo apreço que reconheço a Igreja Assembleia de Deus por manter, ao longo de 40 anos, o propósito de realizar esses cultos. Temos convicção de que esse propósito foi inspirado por Deus. São quatro décadas de cultos dedicados, quatro décadas em que a Polícia Militar é lembrada, convocada e apresentada diante de Deus para intercessão. Isso se traduz em bênçãos divinas, proteção e orientação. Por meio desse serviço, buscamos alcançar a paz em nossa cidade. Expresso minha gratidão a todos os envolvidos”. Continuou.


“Neste momento, desejo entregar, ao Pr. Júnior, em nome da Polícia Militar, um símbolo de apreço e reconhecimento. Este símbolo é uma lembrança do trabalho que realizamos, um emblema que representa a Polícia Militar. Espero que, ao olharem para ele, lembrem-se de que a comunidade está unida, e digam: ‘Eu faço parte da caserna’ e que estamos sempre prontos para interceder em favor da Polícia Militar, dia após dia”. Finalizou o comandante do 14ºBPM.
Foram exibidos dois vídeos institucionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, homenageando as corporações que prestam relevantes serviços à comunidade mineira.

O Pastor Edson Bernardino da Paixão, capelão do 14º Batalhão de Polícia Militar, orou para introduzir o pregador, Sargento Veterano Agostinho Barbosa Martins, e pastor da Igreja Batista na cidade de Oratórios/MG.

O pregador, Pastor Agostinho, conduziu a igreja ao Evangelho de Lucas, capítulo 7, que destaca a história de um militar que teve um encontro transformador com Jesus. A passagem foi lida e explorada com profundidade, oferecendo uma mensagem inspiradora e ungida ao público presente.


Após a mensagem, o pastor recebeu um certificado de agradecimento pela participação no culto dos militares, entregue pelo Tenente Coronel Ademir, chefe do Estado Maior da 12ª Região de Polícia Militar, representando o comandante da região, Cel. Lemos Dias.

O Pastor Regional e Titular da Igreja, Júlio Cesar Nogueira, que lidera o templo subsede, compartilhou uma mensagem de reflexão e agradecimento. Ele expressou: “Gostaria de agradecer a presença e a atenção de todos. Muito obrigado. Que Deus abençoe a todos aqui, cada integrante e oficial do 14º Batalhão, do Corpo de Bombeiros, do Serviço Florestal e de todos os demais. Que as bênçãos de Deus estejam sobre todos vocês.”

O 1º Vice-Presidente, Pr. Raimundo Gilson, fez uma oração de agradecimento a Deus pela oportunidade de cultuar ao Senhor em uma data tão especial, louvando ao Senhor pela vida dos militares

O Evangelista e ex-assessor jurídico do ministério, Dr. Pedro Braz da Silva. Ele procedeu com a bênção apostólica.

O evento foi encerrado no salão da igreja, com um coquetel onde todos confraternizaram.

Entre os convidados, o Diácono Walter Sobrinho, também militar, reencontrou amigos após muitos anos. O ex-vereador e ex-militar Fabinho e Edmar, que trabalha na delegacia como vistoriador, se reencontraram após vários anos. O Culto dos Militares fez história no Vale do Aço, promovendo reencontros de amigos e celebrando a união da comunidade em um propósito maior.
Galeria de fotos do evento: Culto em comemoração o dia do soldado em 24-08-2023 templo sub-sede Ipatinga








































































