O problema dos filtros de imagem usado nas redes sociais

0

Pr. Rinaldo Costa Rodrigues Uma Vida no Propósito de Deus

Tiago 1.23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural;24 porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era.

Quando olhamos no espelho, podemos ver todos os defeitos e manchas de nossa pessoa; se há uma cicatriz, uma deformidade, uma característica de feiúra, está claramente diante de nós; mas quando nos afastamos, isso é “fora da vista e fora da mente”. Quando invisível, não causa desconforto e, mesmo que seja capaz de correção, não nos esforçamos para removê-lo.
Os filtros das redes sociais são ferramentas que utilizam efeitos de câmera acoplados a recursos de tecnologia de realidade aumentada para modificar a imagem real. Desse modo, os usuários conseguem alterar a imagem do próprio rosto ao aplicar um filtro.
Quero pensar com você um pouco aqui sobre a importância de identificarmos aquilo que é real.
A ideia dos filtros nas redes sociais é que tudo se apresente mais belo, mais perfeito do que na verdade é. Por um lado, temos qualidade visual dos vídeos e imagens dos conteúdos que publicamos, porém é perigoso nos afastarmos da realidade. Pensando assim, podemos aplicar a nossa vida espiritual: Quando olhamos para a palavra e meditamos em sua mensagem enxergamos nitidamente nossos defeitos ou nossos pecados, mas se a ideia do filtro que tem nos distanciado da realidade for aplicada em nossa mente vamos nos distrair dos princípios bíblicos que devem nortear nosso comportamento e passaremos a enxergar o mundo da forma alterada de maneira que o nosso subconsciente vai nos trair e nos mostrar somente aquilo que é mais bonito de se ver e vamos acabar desprezando os defeitos que precisam ser trabalhados e mudados. Corremos um sério risco de sermos uma geração que vive uma realidade virtual e não consegue sentir desejo de mudança. Nosso caráter e nossa mente devem ser moldados pelo Espírito Santo de Deus e pelos ensinamentos das escrituras sagradas.
Romanos 12.2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Precisamos buscar a maturidade e a sensibilidade espiritual a fim de não nos perdermos nessa geração corrompida que busca viver apenas de aparência.
Que Deus nos abençoe e abra os nossos olhos para enxergarmos a nossa condição e a nossa realidade e que experimentemos as mudanças necessárias para o nosso crescimento e desenvolvimento da fé.

Pr. Rinaldo Costa Rodrigues
Uma Vida no Propósito de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *