Hugo Motta manda recado a Lula e critica polarização: “Quem alimenta o nós contra eles acaba governando contra todos”

0

Presidente da Câmara diz que Congresso terá resistência ao pacote sem sinalização de corte de gastos do governo. (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados)

Presidente da Câmara reage à derrota do governo sobre o IOF, nega traição ao Planalto e cobra corte de gastos: “Capitão que vê o iceberg e não avisa não é leal, é cúmplice”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), elevou o tom das críticas ao governo federal após a derrubada do decreto que aumentava as alíquotas do IOF. Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (30), o parlamentar rebateu acusações de aliados do presidente Lula de que teria traído o governo. “Capitão que vê o barco indo em direção ao iceberg e não avisa não é leal, é cúmplice”, disse.

Motta defendeu a decisão do Congresso, que reverteu o aumento do imposto com ampla maioria (383 votos a 98), e criticou a falta de sinalização de cortes de gastos por parte do Executivo. Ele também condenou a tentativa de instaurar uma polarização política e social no país. “Quem alimenta o nós contra eles acaba governando contra todos”, declarou.

Nos bastidores, a mudança de postura de Motta e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, tem sido interpretada como reflexo de uma disputa de forças entre Legislativo e Executivo, já de olho em 2026. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nega essa tese e afirmou que o governo poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso a AGU considere a decisão do Congresso inconstitucional. “É uma prerrogativa do Executivo garantida pela Constituição”, reforçou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *