Descoberto em Jerusalém selo raro da época do Primeiro Templo

Foto: reprodução / Projeto de Peneiração do Monte do Templo
A pequena peça é feita de argila, cera ou metal maleável, e contém inscrições que serviam para a autenticação de documentos
Nesta quarta-feira (30), a mídia hebraica divulgou uma impressão de selo hebraico, datada da era do Primeiro Templo, descoberta há três semanas pelo Projeto de Peneiramento do Monte do Templo. A pequena peça é feita de argila, cera ou metal maleável, e contém inscrições que serviam para a autenticação de documentos.
Segundo noticiado pelo site Ynet, a bula (outro termo utilizado para selo), identificada pelo arqueólogo Mordechai Erlich, é datada da segunda metade do século VII a.C. até o início do século VI a.C. Pelas marcações presentes, tudo indica que se trata de uma impressão utilizada para lacrar certos tipos de recipientes de armazenamento, com o objetivo de assegurar que apenas pessoas autorizadas tivessem acesso ao conteúdo.
Mantido por doações privadas, sob a gestão da Fundação Arqueológica de Israel — uma entidade sem fins lucrativos —o Projeto de Peneiramento do Monte do Templo conta com o apoio acadêmico da Universidade Bar-Ilan. A iniciativa começou há duas décadas, como resposta às escavações não autorizadas conduzidas pelo Ramo Norte do Movimento Islâmico na região do Monte do Templo.
Segundo o site da organização, uma impressionante diversidade de artefatos antigos já foram encontrados solo da região. Mais de 250.000 israelenses e estrangeiros se voluntariaram para participar do projeto de peneiração.