Zelensky anuncia reuniões entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos
Volodymyr Zelensky Foto: EFE/EPA/STRINGER
Encontros estão previstos para ocorrer nesta sexta-feira e no sábado
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (22), no Fórum Econômico de Davos, que a equipe negociadora de Kiev se reunirá, neste sexta (23) e no sábado (24), com delegações dos Estados Unidos e da Rússia nos Emirados Árabes Unidos para avançar no caminho rumo a um fim negociado da guerra na Ucrânia.
– Acho positivo que este encontro comece em um nível tático – declarou Zelensky, completando que “os russos precisam estar prontos para encontrar compromissos, porque todo o mundo precisa estar pronto, não apenas a Ucrânia”.
A Ucrânia continua sob bombardeios diários da Rússia contra civis e infraestruturas energéticas. Esses ataques têm obrigado milhares de pessoas no território ucraniano a enfrentar, sem calefação, as temperaturas abaixo de zero deste inverno, que tem sido mais rigoroso do que o habitual.
Sobre os planos para a reunião nos Emirados, Zelensky explicou que a equipe negociadora americana se reunirá primeiro com seus homólogos ucranianos e, em seguida, com a parte russa. O anúncio ocorre após o chefe de Estado da Ucrânia ter se reunido por quase uma hora em Davos, nesta quinta, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
– Gostaríamos de terminar com esta guerra amanhã [sexta, 23], mas, se ela continuar, a Rússia verá seu Exército reduzido e Putin terá que realizar uma nova mobilização – finalizou Zelensky.

