Homenagem Póstuma ao Pastor Renato Gomes de Andrade

Homenagem póstuma a um sustentáculo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Ministério Cel. Fabriciano Ipatinga: Pastor Renato Gomes de Andrade (21/08/1984 a 20/10/2020), sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, na cidade de Timóteo.

Assembleia de Deus do Ministério Cel. Fabriciano Ipatinga

A notícia da morte do líder foi recebida com muita tristeza pela família, pelo Ministério da Assembleia de Deus, pelos amigos e pelas igrejas onde pastoreou. A cerimônia foi dirigida pelo pastor Jorge Vieira, regional da igreja do bairro Águas Claras onde o pastor Renato reuniu em seus últimos dias, e contou com a presença e apoio dos diretores e pastores do Ministério Cel. Fabriciano Ipatinga.

Pastores diretores representando o Ministério Cel. Fabriciano Ipatinga

Quem foi o pastor Renato Gomes de Andrade e por onde seu ministério começou?

Pr. Renato Gomes de Andrade nasceu em 21/08/84 e se tornou o filho caçula de Maria Gomes Andrade e de Edison Andrade. Renato cresceu saudável, sempre rodeado de amigos, na doutrina e nos costumes da Igreja Assembleia de Deus do bairro Águas Claras Santana do Paraiso, dirigida pelo pastor Vicente Martins Faria. Participava dos cultos e da escola dominical, e com 8 anos de idade, Renato foi batizado com Espirito Santo. Aos 15 anos, Renato foi batizado nas águas no dia 26/12/1999 e começou a pregar a palavra de Deus. Cantava no conjunto de jovens Mensageiros de Cristo, onde o dirigente irmão Alexandro Vaz, sempre o ajudou e o incentivou nessa obra. Foi separado como professor da escola bíblica dominical e dirigente dos adolescentes. Com 16 anos começou a namorar a jovem Ariana Cristina Moreira. Foto do casal

Com 19 anos, foi enviado para a igreja de Bom Sucesso para ajudar o presbítero Edson Dias nos trabalhos do Senhor e por lá ficou durante um ano e dez meses.

Pr. Renato, casou-se com Ariana Cristina Moreira Andrade, com quem teve dois filhos: Thaylon Victor de Andrade, nascido em 2005, e Lucas Gabriel Andrade, em 2013.

Renato e Ariana ficaram noivos em julho de 2003 e se casaram no dia 25 de outubro do mesmo ano. Em outubro de 2004, Renato foi separado ao diaconato e três meses depois, nasceu seu primeiro filho: Thaylon Victor. No dia dois de novembro de 2005, Renato e sua esposa foram mandados para abrir uma pequena congregação no bairro Jardim Vitória com apenas quatro membros. Em outubro de 2006, Renato foi separado ao presbitério e ficou na direção do trabalho do Jardim Vitória um ano e quatro meses, deixando aquela congregação com o total de 30 membros.

Havendo a necessidade, o pastor Vicente o fez regressar para a igreja regional dando-o a oportunidade de se tornar co-pastor. Renato concluiu o curso médio da EETAD e no dia 17 de outubro de 2010 foi separado a evangelista, sempre ao lado do amado pastor Vicente Martins Faria, auxiliando e o ajudando na obra de Deus.

Pastor Renato foi empossado interinamente pelo o então presidente Pr. Antonio Rosa da Silva

Aprovou Deus recolher o amado pastor Vicente Martins Faria no dia 06 de dezembro de 2010, o que tornou o Pr. Renato Gomes Andrade responsável pela igreja regional e empossado inteiramente em 06/02/2011 pelo então pastor presidente, Antônio Rosa da Silva. Após um ano e um mês, foi enviado para a regional de Gonzaga no dia 08 de janeiro de 2012.

Igreja Assembleia de Deus regional de Gonzaga

            Ao assumir a igreja regional de Gonzaga, desenvolveu um grande trabalho e realizou grandes eventos como festas com: jovens, círculo de oração e batismos. Assim, o líder promoveu a obra de Deus na cidade, foi amado pela membresia e pela comunidade Gonzaguense. Fotos de festa e batistismo 

Comemoração do dia da Bíblia

Festividade da Mocidade

Nas comemorações de seu aniversário, Pr. Renato e sua esposa sempre sentia o grande amor da igreja. Ele mesmo dizia: “não tenho palavras para expressar gratidão diante de um carinho tão grande da igreja”.

Como reconhecimento de seu trabalho, pastor Renato recebeu o título de cidadão honorário de Gonzaga e lá permaneceu por 2 anos, 11 meses e 13 dias, deixando uma igreja avivada e comprometida com o reino de Deus.

Santa Efigênia de Minas

Em dezembro de 2014, precisamente no dia 21 de dezembro, o pastor Renato tomou posse como pastor regional na Igreja Assembleia de Deus em Santa Efigênia de Minas. Ao chegar, com a graça e dom que Deus lhe deu, a igreja caiu na graça do pastor com sua família. E juntos, fizeram acontecer grandes realizações na cidade.

Uma de suas grandes marcas foi a construção do templo em 25/11/2018. Na inauguração, um grande desfile foi promovido na cidade com acompanhamento da Corporação Musical Sons de Júbilo, da Assembleia de Deus Centro de Ipatinga.

Para completar a festa, um grande batismo também foi realizado e movimentou toda a cidade de Santa Efigênia de Minas. O evento contou com a presença do prefeito, vice-prefeito, vereadores e outras autoridades do município e cidades vizinhas.

O “Desperta Jovens” também foi outro feito que marcou sua passagem na cidade, em 2015. fotos  

Várias foram as celebrações realizadas em Santa Efigênia, como por exemplo: a recepção ao presidente da época, Pr. Antônio Rosa, em uma turnê em visita às regionais por ocasião do aniversário, e o recebimento e entrega de título de cidadania ao atual presidente do ministério,

Titulo de cidadania honorário do Presidente

Pastor Renato conquistou a confiança das lideranças da cidade e foi um grande instrumento de Deus para salvação de almas em Santa Efigênia de Minas. A notícia de sua partida foi recebida na cidade com muita tristeza. Após 4 anos e 15 dias de convívio, a trajetória do pastor Renato no município ficou marcada na história e seu legado é um modelo, pautado pela seriedade e pela dedicação em prol dos que vivem em Santa Efigênia.

O reconhecimento também foi representado com titulo de cidadania honorário de Santa Efigênia de Minas, através de uma resolução do vereador José Edélson da Costa.

Cidade de Joanésia

Em 05 de janeiro de 2019, o pastor Renato foi empossado na Regional da Assembleia de Deus do Ministério Cel. Fabriciano Ipatinga, para mais um desafio. Chegou com a intenção de desempenhar grandes projetos, e um deles era de levar cursos profissionalizantes para a comunidade. O líder conseguiu começar, mas não teve o prazer de ver o seu sonho realizado, pois o Senhor já tinha outro projeto para a vida dele.

Em Joanésia, começaram os problemas com a saúde e foi afastado em novembro para se cuidar. Após 11 meses, em 20/10/2020, o pastor Renato foi chamado ao descanso eterno. Deixando a esposa, Ariana Cristina Moreira Andrade, e dois filhos: Taylor Victor de Andrade e Lucas Gabriel Andrade, nascido em 16/01/2013.

Pastor Renato Andrade deixa-nos um legado de homem fiel a Deus, sofredor da causa do Mestre, defensor da Igreja, da família e incansável na luta pela unidade do povo de Deus, pois ele podia afirmar como fez o Apóstolo Paulo na sua II Carta a Timóteo, Cap. 4, Vers. 7 e 8: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

 E nesta convicção, não obstante ao nosso pesar pela separação momentânea, sabemos que há alegria nos céus. Que Deus, em Cristo Jesus nosso Senhor, conforte seus familiares e as Igrejas que lamentam a sua perca.

Mensagem da esposa, Ariana:

Quero agradecer a todos que oraram a favor do meu esposo e da nossa família. Obrigada por nos apoiarem em todo esse tempo de enfermidade, e agora, com essa perca tão dolorosa para todos nós!!!

Nós oramos e Deus fez o que estava nos planos Dele. Só tenho a agradecer a Deus por ter me dado o privilégio de ter passado esses 19 anos e 6 meses junto a ele. Foram 2 anos e meio de namoro e no dia 25/10 completaríamos 17 anos de casados.

Eu sei que não será fácil porque eu não perdi apenas um esposo. Eu perdi um companheiro, um amigo, um irmão, um pai que eu não tive – pois perdi meu pai com 4 anos de idade. Meu esposo me amava e cuidava de mim com muito carinho. Só tenho lembranças boas com ele! Foi um ótimo pai, filho, amigo, só quem conheceu sabe o quanto ele era especial.

Hoje eu choro porque sei que ele vai fazer muita, muita falta. No mais, sou eternamente grata a Deus, porque eu sei que o Renato está com Ele. Eu dei o meu melhor como esposa e cuidei dele com muito amor carinho sem cansaço. ️Ele foi um homem justo, fiel a Deus, nunca reclamou, nunca questionou pelo que estava passando, mesmo na enfermidade Deus ainda o usava para abençoar vidas, para profetizar e para trazer palavras de conforto para as pessoas. Ele sempre foi um homem de fé e sempre acreditou que Deus estava no controle e que Deus faria o melhor. Eu sei e tenho certeza que ele está em paz.

Eu serei eternamente grata por ter todos vocês ao nosso lado no momento que mais precisamos. Que Deus continue abençoando cada um de vocês. Muito obrigado! Deus me deu, Deus tomou, Bendito seja o nome do Senhor.

Agradecimento do irmão Edson, pai do Pr. Renato 

Eu, diácono Edson Andrade, pai do Pr. Renato Andrade, quero agradecer primeiramente a Deus, e em seguida, aos irmãos, irmãs, amigos, igrejas, obreiros locais, regionais, pastores, missionário, departamento de missões Boas Novas e ministério Cel. Fabriciano Ipatinga. Agradeço em nome de minha família por ter nos dado um apoio carinhoso nesses momentos difíceis. Deixo também meus agradecimento ao corpo de bombeiro. “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18).

Quando foi realizado os primeiros batismos, nas águas, na época eu era conselheiro da mocidade e professor dos novos convertidos, foram 22 batizados nas águas , e destes 22, candidatos, dois deles era o Pr Renato Gomes Andrade e Anderson Rodrigo Gomes Andrade  meus dois filhos.

Esta é uma homenagem do Portal Vale Evangélico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil