“Números epidemiológicos de Ipatinga não permitem reabertura total do comércio”, diz prefeito

Estabelecimentos de segmentos não essenciais deverão funcionar em três dias, na próxima semana, e poderão reabrir também nesta sexta (19). Município receberá mais 10 mil kits de testes rápidos na quinta-feira.  

A partir desta sexta-feira (19), os setores do comércio de Ipatinga considerados não essenciais e que atendiam apenas em sistema de delivery poderão voltar a funcionar, mas somente em três dias na semana e respeitando protocolos sanitários de prevenção contra o coronavírus. Na semana que vem, o atendimento ao público se restringirá à segunda, quarta e sexta-feira, com horário de 8h às 18h. Na terça e quinta-feira, a opção de vendas é apenas em delivery.

A deliberação foi tomada no fim da tarde desta terça-feira (16), pelo Comitê Gestor de Crise, em encontro na sala de reuniões do Executivo para avaliar a situação da pandemia no município e região. A decisão de alternar os dias de funcionamento dos segmentos que vinham se mantendo fechados nos últimos dias é uma medida paliativa para amenizar os impactos na economia local, sem, contudo, desconsiderar a gravidade do quadro da doença.  

“Ainda não temos o conforto de retomar o comércio de forma geral. Os atuais números epidemiológicos, com alto nível de ocupação dos leitos de UTI, não nos permitem ser mais condescendentes. Essa decisão representa a busca do equilíbrio entre as saúdes física e financeira. Sabemos o que os comerciantes estão passando, compreendemos as dificuldades, mas temos que ponderar e acompanhar semanalmente os números”, disse o prefeito durante a reunião.

Números

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (16) mostra que 912 pessoas já foram contaminadas pela Covid-19 na cidade, sendo que deste total 21 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. Os números de infectados em ascensão estão relacionados também com o aumento das testagens, sendo que também as grandes empresas realizam exames em seus funcionários como medida preventiva. O principal gargalo, no entanto, são os leitos de UTI Covid SUS, que já apresentam 100% de taxa de ocupação. Apesar disso, o avanço de casos positivos de Covid-19 na cidade apresenta índice em declínio, saindo de 1,37% na semana passada para 1,05% nesta semana. A medição é feita de domingo a sábado, conforme orientação do Ministério da Saúde.

“Graças a Deus ainda não houve casos de desassistência, mas se não tivermos um cuidado especial podemos chegar a este extremo. Então, é uma situação que muito nos preocupa. Nós tivemos também uma queda nos números de internação de casos confirmados, para 1,17%. São índices que não nos fazem pensar que o problema esteja resolvido, mas não deixam de ser percentuais importantes nas tomadas de decisão”, frisou o prefeito.

Testes e respiradores

O município de Ipatinga tem realizado de 30 a 40 testes rápidos diários e, para esta quinta-feira (18), está prevista a chegada de mais 10 mil kits.

Os exames serão realizados de forma aleatória entre moradores, mas priorizando os bairros que estatisticamente têm apresentado o maior número de casos positivos. Outros grupos a serem priorizados são as forças de segurança e famílias onde ocorreram casos de óbito.

Nesta quarta-feira (17), haverá a licitação, por meio de pregão eletrônico, para aquisição de dez respiradores mecânicos. “Ainda estamos esperando a chegada de outros 15 respiradores para a região do Vale do Aço, prometidos pelo Governo do Estado, com recursos da Samarco. Mas isso não resolve nosso problema. Estamos sem recursos humanos, uma dificuldade que, aliás, não é exclusivamente nossa. Não adianta abrirmos as UTI’s, se não temos profissionais”, explicou o prefeito.

Perfil dos casos graves

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a macrorregião composta por Ipatinga, Caratinga e Coronel Fabriciano soma aproximadamente 1.500 casos de Covid-19, sendo registrados 45 óbitos.

Outro dado importante citado na reunião é o perfil epidemiológico da ocupação de leitos. Na macrorregião, 50% dos pacientes hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) têm acima de 60 anos, e 45% estão na faixa etária entre 30 e 59 anos. “Isso nos mostra que não são somente os idosos que estão sendo hospitalizados”, pontua Érica Dias, secretária de Saúde de Ipatinga.

Feiras livres

Em relação ao funcionamento das feiras livres, a decisão do Comitê Gestor da Crise de Ipatinga é que elas permaneçam funcionando rotativamente, com exceção de sábado e domingo, para evitar as aglomerações. Outras deliberações relacionadas com o setor serão analisadas em reuniões futuras.

E nesta quarta 17 – Ipatinga registra o 23° óbito em decorrência da Covid-19

A Prefeitura de Ipatinga confirmou, nesta quarta-feira (17), mais dois óbitos em decorrência de complicações por Coronavírus. Com estes registros, sobe para 23 o número de mortes por Covid-19 na cidade. As vítimas são duas mulheres, que recebiam assistência no Hospital Márcio Cunha (HMC).

Uma das pacientes, de 67 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira, e era moradora do bairro Jardim Panorama. Ela deu entrada no HMC em 27 de maio e foi submetida ao teste RT-PCR no dia seguinte. O resultado do exame chegou no dia 1º de junho.

Óbito no domingo

O outro óbito aconteceu no domingo, 14 de junho. Porém, o município recebeu o resultado com confirmação de positivo para coronavírus somente nesta quarta-feira (17).

Trata-se de uma idosa de 82 anos, moradora do bairro Cidade Nobre. A paciente também estava internada no HMC e foi submetida ao teste RT-PCR no dia 13 de junho, sábado.

Em nota enviada às autoridades de saúde do município, o Hospital Márcio Cunha assegurou ter fornecido às famílias todas as informações quanto às causas das mortes e, de acordo com o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, repassou as orientações sobre os trâmites que deveriam ser seguidos nos velórios e sepultamentos.

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de IpatingaTel: 3829-8086 / 3829-8263Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil