Municípios do Vale do Aço aderem ao Samu Regional

Mesquita, Joanésia, Braúnas, Pingo D’água e Córrego Novo aderiram, ao Samu Regional do Vale do Aço

Mesquita, Joanésia, Braúnas, Pingo D’água e Córrego Novo aderiram, na manhã desta sexta-feira (23), ao Samu Regional do Vale do Aço. A assinatura do convênio foi feita pelos prefeitos dos respectivos municípios, na Central de Regulação do serviço, em Governador Valadares, com a participação da deputada estadual Rosângela Reis, que ajudou na articulação entre o consórcio e os gestores municipais.

A previsão é que o serviço 192 comece a operar nos municípios na segunda etapa do programa, previsto para o meio do ano. Um acordo foi feito entre os prefeitos Ronaldo Oliveira (Mesquita), Aiken Cristian (Joanésia) e Jovani Menezes (Braúnas) para a posição da base descentralizada daquele eixo, que ficará em Joanésia. Já para Pingo D’Água e Córrego Novo ainda será estudada a localização da base.

A ambulância terá um raio de atendimento de até 60 quilômetros e também contará com a parceria do Corpo de Bombeiros.

Até o momento, 19 municípios do Vale do Aço aderiram ao Samu Regional, que é operado pelo Consórcios Intermunicipais de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge). Em Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano e Timóteo o serviço 192 já está operando desde o fim de dezembro de 2020.

As cidades da região que já aderiram são: Antônio Dias, Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano, Dionísio, Dom Cavati, Inhapim, Córrego Novo, Pingo D’água, Piedade de Caratinga, Timóteo, Santana do Paraíso, Periquito, Naque, Vermelho Novo, Açucena, Mesquita, Braúnas e Joanésia.

A deputada estadual Rosângela Reis parabenizou o entendimento entre os prefeitos. “A Saúde não tem fronteiras ou partido. O Samu Regional ajudará a salvar vidas e regular a porta de entrada de pacientes nos hospitais”, afirmou.

O prefeito de Braúnas, Jovani ressaltou a luta da deputada pelo Samu Regional. “Estamos com o sentimento de dever cumprido. Vamos salvar centenas vidas, principalmente nesse momento difícil da Covid-19. Então deixo aqui o meu agradecimento para o Narcélio e também para a deputada Rosângela Reis”, afirmou.

Assessoria de comunicação – Deputada Estadual Rosângela Reis (Podemos-MG)
(31) 3823-9452 / 2108-5370

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil