EUA desenvolvem máscara que detecta Covid-19 em 90 minutos

Protótipo promete ser alternativa de baixo custo para testagem

Um grupo de engenheiros da Universidade Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts) desenvolveu uma máscara capaz de realizar diagnósticos precisos de Covid-19 em 90 minutos. O invento foi publicado na revista Nature Biotechnology nesta segunda-feira (28).PUBLICIDADE

As máscaras possuem biossensores na parte interna que são responsáveis por detectar partículas virais no hálito e na respiração de quem utilizá-las. A sensibilidade do teste é equivalente à do PCR, considerado padrão ouro para a detecção de Covid; no entanto, o diagnóstico é revelado bem mais rápido e não precisa ser feito por um profissional da saúde.

– Essencialmente, reduzimos todo um laboratório de diagnóstico a um pequeno sensor que funciona com qualquer máscara facial e combina alta precisão com velocidade e baixo custo – disse Peter Nguyen, um dos líderes do estudo do Wyss Institute for Biological Inspired Engineering de Harvard.

Os pesquisadores entraram com o pedido de patente da tecnologia e pretendem ver o produto desenvolvido e vendido por empresas.

Pierre Borges – 28/06/2021 17h12 | atualizado em 28/06/2021 17h42

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil