Vazamento em oleoduto causa ‘fogo no mar’ no Golfo do México

Incêndio criou um círculo de fogo no meio das águas mexicanas

Um vazamento em um oleoduto subaquático provocou um incêndio incomum no Golfo do México na madrugada deste sábado (3). O fato ocorreu por volta das 5h15, pelo horário local, e levou cerca de cinco horas e meia para ser controlado por membros da estatal mexicana Pemex, com a ajuda de três embarcações de combate a incêndios.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram, literalmente, as águas do Golfo do México em chamas. O incidente aconteceu em um oleoduto marinho que conecta duas plataformas do complexo Ku Maloob Zaap (KMZ), o maior produtor de petróleo da Pemex, diante do Estado de Campeche, no sudeste do país.

A estatal informou em um comunicado que, após o fechamento das válvulas de interligação dos dutos, a contingência foi encerrada por volta das 10h45, e as condições normais de operação foram restauradas. Não houve relatos de feridos.

A KMZ representa mais de 40% dos 1,68 milhão de barris de produção diária (bpd) de petróleo da Pemex. O complexo produzia 726 mil bpd de óleo no momento do incidente, segundo relatório interno da empresa, divulgado por uma fonte. A Pemex informou que fará uma análise para encontrar as causas do incidente.

Paulo Moura – 03/07/2021 12h09-Pleno. news

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil