Covid: Queiroga diz que vacina poderá ser repetida todo ano

Ministro afirmou que Brasil tem como objetivo fortalecer a produção de imunizantes no país

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta federal já trabalha com a possibilidade de precisar repetir anualmente a vacinação contra a Covid-19. De acordo com o ministro, as fábricas de vacinas veterinárias são uma aposta do governo para que o país seja autossuficiente em imunizantes contra o vírus.PUBLICIDADE

– É possível que se torne uma endemia e que tenhamos que vacinar a população brasileira anualmente. Por isso, temos que fortalecer o nosso complexo industrial da saúde, para que tenhamos condição de produzir vacinas suficientes no Brasil. Não só o IFA nacional, mas também o banco de células – ressaltou Queiroga em entrevista concedida à CNN.

De acordo com Queiroga, o governo se baseia em uma lei aprovada pelo Congresso que permitiu aos parques industriais que produzem vacinas contra doenças em animais possam iniciar a produção de imunizantes contra o novo coronavírus. Para Queiroga, a experiência do agronegócio brasileiro permitirá que essa produção ocorra em larga escala.

– Que nós possamos participar do Covax Facility [consórcio da OMS para a compra de vacinas] não para adquirir vacinas, mas para fornecer – destacou o ministro.

De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, o Brasil segue com a meta de vacinar 100% das pessoas com 18 anos ou mais com ao menos uma dose de imunizante contra a Covid-19 até setembro deste ano. De forma complementar, que 50% dessa parcela da população esteja com o ciclo vacinal completo, seja com uma dose da Janssen ou com duas doses das demais vacinas.

Paulo Moura – 28/07/2021 08h13-Pleno. news

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil