Nomes da direita se mobilizam para limpar área vandalizada na Avenida Paulista
Ato da esquerda resultou em vandalismo em SP Foto: EFE/ Isaac Fontana
Ação foi convocada por empresários, influenciadores e advogados após ato político realizado no domingo (11), em São Paulo
Nomes ligados à direita convocaram uma mobilização para esta segunda-feira (12), às 14h, na Avenida Paulista, em São Paulo, com o objetivo de limpar a sujeira e reparar os efeitos de atos de vandalismo registrados após uma manifestação com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada no domingo (11).
O ponto de encontro foi marcado em frente à estação Trianon-MASP. A iniciativa pretende reunir empresários, influenciadores e outros voluntários dispostos a colaborar com a limpeza do local e reduzir o trabalho dos servidores municipais responsáveis pela manutenção dos espaços públicos.
Em vídeo divulgado nesta segunda-feira, o empreendedor Tallis Gomes convocou seus seguidores a participar da ação. Ele criticou os danos atribuídos a participantes do ato e destacou a preocupação com as condições de trabalho dos profissionais encarregados da limpeza urbana.
“Eu me preocupo com a minha cidade, eu me preocupo com São Paulo”, afirmou Gomes, ao defender que os responsáveis pela sujeira não transfiram aos trabalhadores a responsabilidade de limpar o espaço público.
O advogado Samer Agi também divulgou um convite à mobilização. Segundo ele, os participantes levariam produtos e materiais de limpeza para ajudar na recuperação da área.
A iniciativa foi apresentada pelos organizadores como uma demonstração de cidadania e respeito ao patrimônio público. A proposta é reunir voluntários para colaborar com a limpeza da Avenida Paulista após os episódios registrados durante a manifestação.
Fonte: Pleno.News — 12 de outubro de 2026.
Contexto apurado: A imprensa também registrou que equipes da Prefeitura de São Paulo e do Metrô já realizavam trabalhos de limpeza na manhã desta segunda-feira. A Polícia Militar informou que houve ocorrências de tumulto, pichações e depredação durante a dispersão do público, mas não havia confirmação sobre a identidade dos responsáveis pelos danos. Folha do Estado- CNN Brasil-UOU Noticias

