APELES, O aprovado do Céu.

Pr. Rinaldo Costa Rodrigues – Uma Vida no Propósito de Deus
Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Romanos 16:10
Já perguntou a si mesmo quem era Apeles? Qual sua origem? Quantos anos ele tinha? Onde ele morava? Qual sua área de atuação ministerial? Apesar de Apeles aparecer em um único versículo em toda a bíblia ele reflete cristalinamente, diz sabiamente o pastor Alexandre Pitante, o que Deus espera de nós, que sejamos aprovados no Céu.
Você deve se lembrar que Paulo ao orientar Timóteo encorajando ao pastorado na segunda epistola, disse: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15). Note que Timóteo não foi considerado um obreiro aprovado, mas em busca de aprovação. Timóteo, embora pastor em Éfeso, era muito novo e estava em processo de maturação.
Contudo, Apeles é mencionado por Paulo como um obreiro APROVADO EM CRISTO. Possivelmente a convivência com Apeles fez o apóstolo observar nele todas as características e qualidades de um homem aprovado pelo céu. Apeles é o espelho dessa aprovação.
Apeles não estava em fase de testes, ele já havia passado por eles. Apeles foi aprovado primeiro no Céu, o texto diz: “aprovado em Cristo”, depois, aprovado na terra, pelo reconhecimento de Paulo. Apeles é um desconhecido dos homens, mas conhecido de Deus. A expectativa de Apeles foi ser aprovado no céu, em primeiro lugar, e depois, se possível, ser aprovado pelos homens.
Vivemos dias em que pessoas são aprovados pelos homens e desaprovados por Cristo. Vivem numa, aparente única esperança, agradar os homens, esquecendo-se que nosso primeiro e único objetivo é agradar a Deus e ser aprovado no céu, em Cristo, em primeiro e único lugar, o que vier depois disso o próprio Cristo tencionará que aconteça.
O desejo de Deus para nós é que sejamos aprovados por ELE no céu, para depois ser aprovados pelos homens, com a anuência de Deus na terra. Noé, Jeremias, João Batista, entre outros, são exemplos de homens que foram aprovados por Deus e reprovados pelos homens. Deus não permitiu que eles fossem aprovados pelos homens na terra, entretanto, isso não mudou o que o Céu pensava a respeito desses homens, eles eram aprovados por lá e isso é o que importa.
Deus, o dono da obra e dos obreiros está procurando novos Apeles, homens aprovados que reflitam o caráter de Jesus em suas vidas. Pois só assim poderemos ser chamados de APROVADOS EM CRISTO.
Amém?
Pr. Rinaldo Costa Rodrigues – Uma Vida no Propósito de Deus