Tarcísio oficializa candidatura em evento com Bolsonaro

0

Convenção do Republicanos também formaliza apoio da legenda à reeleição do presidente

O Republicanos oficializou neste sábado (23), em convenção nacional na Expo Center Norte (SP), a candidatura de Tarcísio de Freitas ao governo do estado. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca impulsionar a campanha do seu ex-ministro. A ideia é nacionalizar a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para atrair o voto dos apoiadores do chefe do Executivo.

– No dia de hoje a gente dá o primeiro passo de uma longa caminhada. Uma caminhada na direção de uma nova era. Uma era de esperança, uma era de acolhimento das pessoas, que precisam do suporte do Estado. Uma era de inovação, uma era de sustentabilidade, uma era de cuidado e suporte com as pessoas, de respeito aos empreendedores, uma era de transformação – disse Tarcísio durante seu discurso na convenção.

Além da oficialização da candidatura ao governo, foi formalizado apoio da legenda à reeleição de Bolsonaro e homologada a coligação “São Paulo pode mais”, que conta com os partidos PSD, PTB, PSC e PL em torno de Tarcísio. A chapa terá o ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) como candidato a vice e o astronauta Marcos Pontes (PL) ao Senado. A suplência ainda está em aberto e há possibilidade de indicar um nome evangélico.

Recentemente, Bolsonaro e Tarcísio estiveram juntos em eventos públicos em São Paulo. Em seus discursos, o presidente tem elogiado a performance do seu ex-ministro à frente da pasta da Infraestrutura. Internamente avalia-se que os eleitores de Bolsonaro são fundamentais para a campanha de Tarcísio.

Apesar de aliar-se a um candidato apoiado por Bolsonaro, Kassab mantém-se distante do chefe do Executivo e não deve comparecer ao evento deste sábado. Como mostrou a coluna do Jogo Político, o dirigente deve passar o dia viajando pelo Brasil para prestigiar o lançamento de três candidaturas do PSD a governos estaduais: Ratinho Júnior (PR), Marquinhos Trad (MS) e Edivaldo Holanda Júnior (MA).

O PSD assumiu posição de neutralidade no primeiro turno da disputa pelo Planalto, mas Kassab tem dado sinais de preferência pessoal pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

HISTÓRICO
Além de ter sido ministro da Infraestrutura no governo de Bolsonaro, Tarcísio atuou como diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), em 2011, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O ex-ministro também foi secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Nascido no Rio de Janeiro, a campanha do seu adversário Rodrigo Garcia (PSDB) criou o mote “paulista raiz” para criticá-lo por ser de fora de São Paulo.

De acordo com o último Datafolha estadual, divulgado no fim do mês passado, Tarcísio e Garcia estavam empatados com 13%. O candidato ao governo pelo PT, Fernando Haddad, aparecia na liderança, com 34%.

Pleno.News – 30/07/2022 12h23 | atualizado em 30/07/2022 12h43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *