Recife registra dois ataques de tubarão em apenas dois dias
Recife registra dois ataques de tubarão em apenas dois dias
As vítimas seguem internadas; o estado de saúde da jovem é grave, enquanto o do menino é gravíssimo
Uma jovem de 19 anos e uma criança de 11 anos seguem internadas após serem atacados por tubarão em Recife (PE). O último ataque foi feito pelo tubarão-tigre nesta segunda-feira (01º) na praia de Boa Viagem, zona sul do Recife. A jovem estava acompanhada por parentes e amigos. Marcela Vitória de Lima Santos foi socorrida pelo primo, o vigilante Jonas André de Lima, quem retirou a vítima da água, sem a perna direita.
“Eu mesmo que socorri ela no mar, entrei no mar porque ela estava um pouco mais se afastando, perdendo as forças, não sei, aí eu peguei ela pelo braço, saí trazendo, puxando ela, nadando para beira mar e o pessoal chegou e me ajudou. […] Ela estava muito machucada, já estava sem a perna”, contou Jonas à TV Globo.
Marcela foi socorrida para o Hospital Alfa, mas depois transferida para o Hospital da Restauração, na área central da cidade. Ela já passou por cirurgia e a última informação dada pelos médicos é que o estado de saúde da jovem ainda é grave.
No domingo (31), um menino de 11 anos também foi mordido por um tubarão. João Lucas Castor Nemezio Sales foi atacado na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes e socorrido pelos parentes. Ele teve a mão e a coxa esquerdas atacadas. O menino foi atendido no Hospital da Restauração e o estado de saúde dele é gravíssimo. Ele teve a perna esquerda amputada e passou por uma cirurgia ainda no domingo. O médico disse que João “perdeu todo o sangue do corpo”.
Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco as duas vítimas estavam em áreas consideradas de risco. De acordo com a nota divulgada pela pasta, os acidentes ocorreram em trechos incluídos no Decreto Estadual nº 21.402/1999, que alerta para risco de ataques de tubarões e outros animais marinhos.
O Corpo de Bombeiros de Pernambuco também informou, em nota, que há sinalização para o risco de incidente com animais na área e orientou a população a respeitar as recomendações dos guarda-vidas e as placas de alerta visíveis ao longo da faixa litorânea.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco, Mariana Rêgo, é necessário que a população se conscientize diante dos perigos envolvendo tubarões na orla pernambucana. “A população realmente precisa absorver todas as informações que são tanto circuladas nas redes sociais quanto os trabalhos que são feitos nas praias, praças, escolas, por diversos grupos que atuam no processo de sensibilização e prevenção de acidentes com tubarões no estado. Não é à toa que nós temos a nossa orla com a sinalização de placas, porque ocorreram diversos estudos científicos, e é necessário que a população realmente absorva essas informações e preste atenção, para que a gente consiga mitigar os incidentes com tubarões”, disse.
Redação CPAD News / Com informações G1, Agência Brasil e CNN Brasil

