Veja os partidos que apoiam Lira e Rossi à presidência da Câmara

0

Até o momento, Baleia Rossi tem o apoio formal de 273 deputados e Arthur Lira possui 195

Há cerca de um mês da votação para a presidência da câmara, o cenário de apoio aos blocos concorrentes tem se consolidado. Em meio aos nomes mais cotados para o cargo, a disputa é protagonizada pelos candidatos Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Arthur Lira (PP-AL), opção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Baleia Rossi já recebeu o apoio formal de 273 deputados, incluindo siglas antagônicas, como PT e PSL, que compõem as duas maiores bancadas do Congresso. A lista também inclui os partidos de centro e de esquerda: DEM, PSDB, MDB, PDT, PCdoB, PSB, Cidadania, PV e Rede. No total, 11 siglas endossaram formalmente a candidatura de Rossi.

Do outro lado, Arthur Lira conta com o apoio de 195 parlamentares e tem sua base de sustentação no maior bloco da casa: o chamado Centrão. Entre as siglas apoiadoras estão o PL, PP, Republicanos, Solidariedade, Pros, PSC, Avante e Patriota.

Há ainda quatro siglas que não se manifestaram formalmente: PTB, PSOL, Podemos e Novo.

A data da votação para a Presidência da Câmara ainda não foi oficialmente divulgada, mas deve ocorrer no início dia 2 de fevereiro, data limite segundo o regimento interno.

Thamirys Andrade –  atualizado em 05/01/2021 16h05 -pleno.news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *