Governo zera imposto do etanol e de 6 alimentos até o fim do ano

0

Medida deve resultar em diminuição de 20 centavos no valor do litro da gasolina na bomba

O Ministério da Economia anunciou, nesta segunda-feira (21), que zerará as tarifas de importação sobre o etanol e de seis alimentos até o final deste ano. Além disso, foi anunciada a redução em 10%, de forma permanente, da tarifa que incide sobre bens de capital, de informática e telecomunicação.

De acordo com o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, as estimativas mostram que a redução na tarifa do etanol poderá diminuir em 20 centavos o preço do litro da gasolina na bomba. As medidas devem gerar um custo de R$ 1 bilhão por ano aos cofres do governo federal. A perda de arrecadação, porém, não precisa ser compensada por se tratar de um imposto regulatório.

Já sobre os alimentos, Ferraz disse que zerar o imposto de importação de alguns itens da cesta básica “seria um fator que contribuiria para o arrefecimento da dinâmica inflacionária”. Os alimentos que terão imposto de importação zerado são café moído, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja.

No dia 25 de fevereiro, o governo federal publicou um decreto que altera a tabela do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O decreto permite uma redução da alíquota até 25% para a grande maioria dos produtos. O tributo em questão incide sobre a atividade industrial e é uma tentativa do governo federal de estimular a economia.

Paulo Moura – 22/03/2022 09h39 | atualizado em 22/03/2022 09h55 – Pleno.News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *