Pastor Gilmar Bicalho um chamado convicto

Nesta matéria vamos conhecer um pouco sobre o pastor Gilmar Bicalho: vida pessoal, ministério e seu chamado para o pastorado

Pastor Gilmar é o atual pastor da Igreja Ass. De Deus , regional do Bairro Iguaçu em Ipatinga-MG, do ministério Coronel Fabriciano Ipatinga; membro da COMADVARDO (Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e Outros.) que é presidido pelo presidente do Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga, Pr. José Martins de Calais Junior. 

Pr. Gilmar Bicalho Maia é filho de José Maria Maia e Maria Eleni Bicalho, natural da cidade de Coronel Fabriciano-MG, nasceu no ano de 1975, casou com Janaina Teodoro em 11/07/1997, é pai de três filhos, Mateus Ferreira Maia, Maxmiller  Ferreira Maia  e Maressa Ferreira Maia; curso: bacharel em teologia e atuou na área administrativa e hoje trabalha também como  voluntário sendo auxiliar contábil na subsede de Ipatinga.

Gilmar foi criado em uma família tradicionalmente católica, não tão praticante, em sua infância foi influenciado por bons e maus amigos, mas soube fazer a melhor escolha. Na adolescência aos 17 anos, vendo muitos dos seus amigos aceitando a Jesus também recebeu  o chamado do Senhor para a salvação e tomou a decisão se convertendo ao Senhor , na Assembleia de Deus do Bairro Caravelas, que na época era pastoreado pelo saudoso pastor João Ferreira. “Eu me senti  tocado  para aceitar a Jesus, mas na realidade já era o Espirito Santo trabalhando em minha vida, através de meus  amigos. “Nesse ponto meus amigos me ajudaram”. Aceitou a Jesus em 8 de agosto de 1992.

Gilmar Bicalho Maia teve seu primeiro emprego aos 19 anos na área da Cenibra, trabalhou  por 10 meses em uma empresa  da fábrica para manutenção, nessa ocasião ele tinha um objetivo conta: “naqueles 10 meses eu tinha um proposito, eu queria adquirir  minhas coisas para que eu pudesse me  casar, no período fiz economia e consegui 70% do valor que iria precisar, eu pretendia casar com 22 anos, então eu já estava projetando”.

Descobrindo o chamado ministerial

 “Na verdade, a gente não descobre, o próprio Deus nos envolve; quando chega a determinado momento, você está tão envolvido aí, você percebe que Deus te chamou. Na época que recebi o chamado profético não tive o discernimento que eu seria um pastor e no envolvimento com a obra eu descobri que Deus estava me preparando para o pastorado, eu imaginava que seria um pregador itinerante, algo dessa forma”.

Pastor Gilmar Bicalho Maia, gostava de pregar o evangelho, sempre que convidado conciliava as folgas do trabalho com as agendas, atendendo as igrejas na medida do possível. Ele sempre acreditou no seu chamado, porque Deus havia falado em uma palavra profética muito forte e permaneceu em oração esperando em Deus. Até quando chegou o tempo que Deus ministrou em seu coração. “Eu entendi Deus falando comigo! Tipo assim! O que você pensa da vida? Onde você quer chegar? Porque não tem como você voltar atrás; Eu entendi, Deus quer que eu seja pastor.”

Confirmação do chamado

Ao ingressar no ministério foi convidado ou se colocou a disposição?

“Em 2001 em uma manhã missionaria na Assembleia de Deus do Bairro Caravelas, Deus usou o pastor que pregava naquela manhã,  em uma palavra profética dizendo: que Deus tinha ouvido as minhas orações, o desejo de me  envolver na obra”; Segundo o então presbítero Gilmar naquela manhã Deus falou com Ele a respeito de sua oração “ouvi a tua oração, no tempo certo eu vou te tirar desse lugar, e vou te levar  pra um lugar onde tenho proposito contigo, a preocupação que você tem, quanto ao sustento dos teus filhos, não vai faltar calçado para os seus filhos, não vai faltar o pão em tua mesa, eu vou cuidar de ti. Deus é tão maravilhoso eu tinha um filho(Matheus), a minha esposa estava gravida do segundo(Maxmiller) nós ainda teríamos a nossa filha , a Maressa, Deus usou no plural”,”vou cuidar dos seus filhos”.

Contudo Gilmar Bicalho Maia ainda não tinha se dado conta, o que Deus realizaria em sua vida: pelo fato de gostar de pregar, pensou que seu chamado seria para pregar a palavra de Deus de forma itinerante, mas nunca forçou essa situação, pois sempre entendeu que na obra de Deus as coisas precisam acontecer dentro do propósito do Senhor. Mas o seu chamado não era só para semear a semente, mas sim, para cuidar de pessoas através de seu ministério.

Desde  da ocasião que recebeu a palavra profética em 2001, demorou 11 anos, para que se começasse a cumprir o que Deus lhe havia falado; Deus, poderia resolver as situações em pouco tempo, mas Deus  tinha que  trabalhar o barro e transformar em um vaso para ser usado de forma melhor  na sua obra, o problema não era Deus, mas sim o instrumento que Ele queria usar para pastorear seu povo. “Nós como servos do Senhor, precisamos buscar em Deus o discernimento e entender para qual obra o Senhor está nos chamando, que nunca venhamos perder as oportunidades que o Nosso Deus coloca diante de nós”.

Convite para ingressar no ministério

 Em uma reunião de Ministério em  dezembro de 2011, ocasião de mudanças de troca de obreiros,  ao terminar a reunião, o convite chegou através do  Pr Junior Calais, com uma  palavra dizendo “ Gilmar o ministério está  te convidando pra você ingressar na obra, o que você me diz? A minha palavra como já estava orando eu respondi, eis me aqui, conta comigo. Eu sabia que no tempo certo a promessa  de Deus, se cumpriria na minha vida e de minha família.

Bate papo

   Quais as primeiras igrejas que pastoreou pelo ministério?

 Figueirinha de Gonzaga três anos, depois fui para a congregação de Xodó e Vassourinha, depois  fomos para,  Fazenda Esperança em Belo Oriente as margens da BR, e depois  como pastor  Regional para a Igreja de Ipaba de Santana do Paraiso (Ipabinha) 1ª regional, a próxima foi Cachoeira Escura, e atualmente em 2022 está pastoreando  a Regional do Bairro Iguaçu.

O que mais gosta na função de pastor?

Ministrar estudo bíblicos,  gosto mais que pregar.

Dê um exemplo de dedicação do pastor ao serviço religioso.

Cuidar de  pessoas

Você encontrou algumas dificuldades no ministério pastoral?

As dificuldades elas existem, elas podem aparecer da noite para dia, o pastor pode ter uma noite de sono tranquilo e pela manhã ter um problema grave pra resolver. Precisamos confiar em Deus …Is. 64,4 diz quê   …Deus trabalha em favor daqueles Nele confiam.

Que desafios  encontrou em seu caminho?

Conquistar o coração das pessoas .  (O coração de alguns são mais difíceis, rsrsrsrs)

O senhor é o pastor regional da Assembleia de Deus do bairro Iguaçu, desde que assumiu o que tem feito de especial que você considera? Ministrações da palavra e o nosso culto evangelístico todos os sábados nas praças

Traça um panorama da igreja que pastoreia.

Uma igreja que se envolve, quando você lança um convite sempre  está pronta  para atender, uma Igreja que  já foi pastoreada por grandes homens de  Deus e fizeram um brilhante trabalho e nós, uma geração de obreiros mais jovens precisamos dar continuidade ao grande legado que recebemos. E cremos que Deus o Nosso Pai está conosco nessa Grande Obra. 

No senário político, qual sua visão?

Tenho uma visão conservadora, prezo pelos princípios da família como cristão, peço a Deus que a família continue sendo respeitada, igrejas, os direitos das pessoas, não as drogas, não ao aborto, não ao abuso sexual de mulheres, crianças; oramos a  Deus para que haja uma renovação politica em nosso país, por mais representantes com essa visão.

A igreja deve se manifestar politicamente?

De forma muito coerente deve se manifestar,  não fazendo partidarismos, não usando a igreja como palanque político, não negociando a fé dos irmãos, não usando a igreja como moeda de troca, para receber benefícios de algum politico e prometendo votos; mas ela deve se posicionar mostrando uma linha de pensamento naquilo que nós acreditamos, baseado na bíblia a Palavra de Deus, sobre o que é o correto, defendendo os nossos princípios, orientando o povo a  votar, em quem defendem esses princípios.

O senhor é pastor de um pré-candidato, Pb. Carlos Lima, Ele tem seu apoio?

Tem meu apoio;  porque eu entendo que o presbítero Carlos Lima, está defendendo os princípios  que nós defendemos, ele é o nosso irmão em Cristo, nós precisamos dar a ele essa oportunidade de nos representar

E a igreja deve apoia-lo?

Na minha linha de pensamento eu entendo que sim, porque  ele defende os mesmo princípios que nós defendemos.

E se Ele for eleito o que esperar?

Que ele defenda a sociedade, a  família tradicional e que preze pelo conservadorismo, os pais ter a liberdade de educar os seus filhos, sem ideologia de gêneros, lutar pelos direitos da família, esperamos que  ele defenda essas causas.     

Quais os projetos para os próximos anos de sua vida pastoral?

Sempre continuar envolvido na obra de Deus, servindo ao Senhor e aos irmãos. Quero dizer como o apostolo Paulo em 2Cor. 12:15 “ Eu de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas…”

Bíblia tem um versículo favorito?

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelado Romanos 8:18

Como foi seu primeiro encontro com a esposa ou como a conheceu?

No conjunto de jovens da Assembleia de Deus do Caravelas , entre amigos, veio a ajuda dos irmãos, alguém de um lado, você é bom pra namorar com a irmã Janaina, e do outro lado, você é bom pra namorar com irmão Gilmar e deu certo. 25 anos de casados.

O nascimento dos filhos, como se comportou?

Uma experiência  maravilhosa, traz  amadurecimento, traz desafios, e a melhor coisa é instruir o menino na palavra de Deus 

Que lembranças especiais tem do casal com os filhos, relativo ao seu serviço religioso?

 Meus filhos foram grandemente envolvidos na obra de Deus, desenvolveram talentos nas congregações do interior como:  louvar a Deus, trabalhar com crianças, hoje meus filhos estão envolvidos na obra, cantam, são instrumentistas, isso é uma riqueza muito grande.

A esposa tem influência em seu ministério?

Minha esposa é 100% comigo, temos a mesma visão de reino, temos o  entendimento que sempre devemos estar prontos para servir.

Quando se trata de mudanças, como Ela reage?

A credito  que como as demais, com muita ansiedade,(rsrsrsrsrs) mas sempre tendo uma  visão de reino, para onde nos mandar, iremos nós, vamos servir ao reino.

Em relação a pandemia, guerra na Ucrânia, qual sua visão, é o fim?

Ainda não é o fim.  Temos  como base a palavra, são os princípios de dores, mas  são sinais muito fortes, pandemia, nunca tínhamos  ouvido falar, entendo que passamos por uma experiência  muito grande , onde os habitante da terra estão sendo provados, situações onde  as pessoas estão sendo subjugadas a  cumprirem ordens. “ Assim será o tempo do  anticristo na Terra.” Pela bíblia quando o anticristo se manifestar haverá uma grande crise mundial, pois ele vai se prontificar a resolver o problema da crise, não tem nada pior pra causar uma crise mundial do que uma guerra,  a guerra hoje entre  Rússia  e ucrânia está distante de nós, mas está afetando a nossa economia, os preços dos alimentos, e muitas outas coisas, na agenda mundial precisam  acontecer esta crise, pra manifesta um líder mundial, pra resolver o problema econômico do mundo. Nós os cristão devemos descansar no Senhor, porque nada disso que está acontecendo pode ser surpresa para a  igreja. Porque Jesus já nos orientou sobre tudo  isto, tudo que está acontecendo são sinais de sua volta.

Suas considerações?

Agradeço a Deus,  pela oportunidade de servir  a esse nobre ministério de Coronel Fabriciano Ipatinga, hoje pastoreado pelo nosso presidente  Pastor Junior Calais, mas lembro do nosso pastor Antônio Rosa, que deixou um legado maravilhoso foi um tempo de muito crescimento em sua gestão, quantas dificuldades ele superou, venceu ; isso  nos incentiva a continuar, sabendo que as dificuldades existem e como Cristo Jesus venceu, nós também venceremos, eu parabenizo o nosso  pastor Junior Calais, em um ano de pandemia temos conquistado um crescimento maravilhoso, nosso ministério inaugurou várias congregações, desenvolveu vários trabalhos a Igreja de Cristo não parou,  isto tudo gera confiança em nossos corações, vale apena fazer a obra de Deus, nunca desistir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.