Terremoto de 7,1 graus sacode ilha mais populosa das Filipinas

0

Tremor foi sentido na capital do país e causou quatro mortes até a manhã desta quarta-feira

Um terremoto de 7,1 graus de magnitude sacudiu nesta quarta-feira (27) o norte da ilha de Luzon, a mais populosa das Filipinas e onde fica a capital, Manila. Até a manhã desta quarta, foram confirmadas quatro mortes e 60 pessoas ficaram feridas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica em todo o mundo, informou que o hipocentro do tremor esteve localizado a 10 quilômetros de profundidade. Além disso, o USGS localizou o terremoto cerca de 12 quilômetros a leste da cidade de Dolores, com cerca de 32,5 mil habitantes.

Por sua vez, o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia elevou a magnitude do terremoto para 7,3 e calculou uma profundidade de 25 quilômetros, segundo seu relatório preliminar. Como resultado do tremor, o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Riscos de Desastres emitiu um “alerta de emergência extrema”.

O sismo, registrado às 8h43 (horário local, 21h43 de terça em Brasília), foi sentido na capital do país e surpreendeu moradores que tiveram que evacuar alguns prédios por precaução, segundo vídeos postados nas redes sociais. Imagens divulgadas pela imprensa local mostram casas e prédios desabados na província de Abra, onde ocorreu o terremoto.

As Filipinas ficam no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área que acumula cerca de 90% da atividade sísmica e vulcânica do mundo, e é abalada por cerca de 7 mil tremores por ano, a maioria deles moderados.

Pleno.News – 27/07/2022 07h43 | atualizado em 27/07/2022 12h20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *